top of page

Água deionizada e sua importância na criação de camarões ornamentais

Olá! Hoje quero aproveitar uma experiência com a minha criação de camarões ornamentais para falar sobre um assunto ainda um pouco desconhecido no aquarismo, que é o uso da água deionizada (também conhecida como água destilada, água desmineralizada ou, ainda, água de RO) na montagem do aquário e nas trocas parciais de água.

Primeiramente, o que é a água deionizada?

A água deionizada é a água completamente livre de outras substâncias, isto é, apenas H2O e mais nada dissolvido. É a apresentação mais pura da água, permitindo ao aquarista ter o controle total do que será adicionado ao aquário, por meio da remineralização da água deionizada, utilizando, para isso, produtos próprios encontrados facilmente no mercado de aquarismo.

Por exemplo, quem tem um aquário de ciclídeos africanos, vai remineralizar a água deionizada com algum sal próprio para ciclídeos africanos, como o Seachem Tanganyika Buffer. Quem tem aquário plantado, vai usar produtos como o Seachem Equilibrium. Quem tem camarões Caridina ou Neocaridina, vai usar produtos como Salty Shrimp e assim por diante.

A água deionizada por si só não deve ser usada no aquário, por ser pobre em minerais que os peixes e demais animais aquáticos precisam para sobreviver. Portanto, lembre-se sempre de remineralizar a sua água deionizada de acordo com o tipo de aquário que você tem, ANTES de usá-la.

Em contrapartida, a água de torneira, de poço, do filtro, da mina, enfim, de qualquer fonte que não forneça água deionizada, possui diversos elementos dissolvidos tais como sais minerais e metais pesados que muitas vezes podem fazer mal aos animais criados em aquário. Normalmente o aquarista utiliza produtos destinados a tratar a água a ser utilizada no aquário, como o famoso "anticloro" e o condicionador de água, mais completo e portanto, mais indicado. Esses produtos removem o cloro e metais pesados (ou somente o cloro, no caso do anticloro), elementos nocivos aos peixes e demais animais aquáticos, mas ainda preservam todas as demais substâncias que porventura possam estar dissolvidas na água utilizada.

Camarões red cherry

Acontece que alguns animais, como os camarões ornamentais, em especial aqueles pertencentes aos gêneros Caridina e Neocaridina, necessitam de um tratamento mais profundo do que simplesmente adicionar um anticloro ou condicionador de água. Esses animais se dão melhor em ambientes cuja água contenha apenas os minerais de que eles necessitam para sobreviver, mesmo que você use água filtrada, de poço, de mina, etc. Mesmo que a água seja boa para o consumo humano. Mesmo que você colete ela de algum rio ou córrego totalmente livre de poluição.

E é aí que entra a minha experiência que eu citei no começo do post!

Em fevereiro deste ano (2017), eu ganhei de um amigo, 10 camarões Neocaridina "Blue Dream" e os coloquei em um aquário já em funcionamento, onde antes eu criava outra espécie, o Red Cherry, um dos mais famosos entre as espécies de camarões ornamentais.

Passados cerca de 7 meses, a população deles mal tinha dobrado. Eu cheguei a contar no máximo 17 indivíduos. Sem contar que as fêmeas "ovadas", isto é, aquelas que estão carregando ovos fertilizados e portanto, prestes a terem filhotes, eram muito raras e dificilmente aparecia mais de uma ao mesmo tempo, ao longo desses 7 meses. E olha que os camarões do gênero Neocaridina são conhecidos por serem resistentes e reproduzirem bastante! Já era para eu estar com o aquário cheio deles! Claramente havia algo errado, mas o quê?

O aquário já estava ciclado, os parâmetros estavam todos corretos, a alimentação estava ok, as trocas parciais estavam em dia, mas eu não entendia o que estava acontecendo!

Foi então que, assistindo aos vídeos do canal Fazenda Submersa, no Youtube (clique aqui para conhecer) vi que o Mil Marques, dono do canal, sempre utiliza a água deionizada nos seus aquários. Eu já conhecia essa água por já ter trabalhado em lojas de aquarismo, porém achava que seu uso era necessário apenas em aquários marinhos. Nos meus aquários, tanto de peixes quanto de camarões, eu usava água de torneira tratada com o Prime, da Seachem e no caso dos camarões, adicionava também o Salty Shrimp GH/KH+, um sal que contém os minerais que os camarões precisam para se desenvolver e reproduzir. Para mim isso era o suficiente, pelo menos até se passarem esses 7 meses sem conseguir multiplicar os Blue Dreams.

Foi então que decidi utilizar a água deionizada, mas como obtê-la?

Temos duas opções:

1) Comprar em lojas de aquarismo e armazenar em algum galão na sua casa.

2) Comprar um aparelho chamado deionizador e fazer você mesmo a sua própria água deionizada.

Escolhi a segunda opção, pois evitaria o trabalho de ter que ir periodicamente a uma loja de aquarismo encher meu galão e trazer pra casa, além de reduzir drasticamente o custo, visto que teria que pagar apenas pelo deionizador, em vez de ficar pagando por cada galão que eu encher em alguma loja de aquarismo.

O deionizador

O deionizador, como pode ser visto na imagem abaixo, consiste de dois tubos (estágios) por onde a água deve passar lentamente (de 8 a 10 litros por hora):

Deionizador

O tubo menor contém perlon e carvão ativado, para a remoção de partículas sólidas em suspensão e cloro. O tubo maior contém resina mista, uma resina que remove todos os íons presentes na água, deixando-a livre de substâncias dissolvidas.

Você pode adquirir um pelo Mercado Livre, basta pesquisar por "deionizador" no campo de busca do site deles. Custa em torno de R$ 120 + frete.

Existem ainda, modelos com três estágios, para quando a água vem muito suja, isto é, com bastante partículas em suspensão, a ponto de ficar turva e também os aparelhos de osmose reversa, que são ainda mais eficientes, porém, mais caros. Para o aquarista comum, o deionizador de dois estágios já dá conta do recado.

Depois, basta conectar a entrada de água na torneira e ir coletando em algum balde ou galão, conforme necessidade. Deve-se manter o deionizador sempre cheio de água, por isso, caso você não disponha de uma torneira na qual ele possa ficar sempre conectado, lembre-se de tampar as mangueiras de entrada e saída para que a água não escorra para fora dos tubos.

Uma nova etapa se inicia

Deionizador adquirido, água deionizada coletada e armazenada, passei então a repor a água do aquário, após as trocas parciais, com água deionizada devidamente remineralizada com o sal que mencionei anteriormente, o Salty Shrimp GH/KH+.

O resultado? Após 3 semanas, diversos filhotes começaram a aparecer, além de várias fêmeas ovadas. Não tive mais mortes repentinas, além de ter havido uma boa diminuição da quantidade de algas sobre as plantas, o que provavelmente quer dizer que a água de torneira que eu usava continha uma grande quantidade de nitratos, que também são prejudiciais aos camarões.

Algumas fotos dos filhotes:

Filhotes!

Filhotes!

Fêmeas ovadas:

Fêmea ovada

Fêmea ovada

Fêmea ovada

E agora finalmente a saúde deles parece ter melhorado, a julgar pela reprodução que aumentou, além da taxa de sobrevivência dos filhotes.

Portanto, recomendo a todos que desejam criar camarões ornamentais, que utilizem a água deionizada em seus aquários, mas lembrem-se de repor os minerais com os produtos próprios. Você pode pesquisar em grupos no Facebook, como o Shrimp Brasil, para saber como remineralizar a água deionizada corretamente antes de usar no aquário.

NUNCA USE ÁGUA DEIONIZADA SOMENTE! VOCÊ PRECISA REPOR OS MINERAIS ANTES DE USAR ELA NO SEU AQUÁRIO!

Bom, por hoje é só. Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil para você!

Obrigado e até o próximo post!

bottom of page