O que é o TDS e qual a sua importância para o aquarismo
Hoje eu quero falar sobre um parâmetro químico ainda desconhecido por muitos aquaristas: o TDS.
Com o crescimento do segmento de camarões ornamentais dentro do aquarismo, a sigla TDS aparece cada vez mais nas conversas, nos sites, nos grupos do Facebook, etc.
Mas, o que significa essa sigla?
Quer dizer, em inglês, Total Dissolved Solids ou Sólidos Dissolvidos Totais, em português. Esse parâmetro mede a quantidade de substâncias dissolvidas na água em ppm (partículas por milhão) sem, no entanto, dizer quais são essas substâncias.
E qual a sua importância para o aquarismo?
Atualmente, esse parâmetro é monitorado em aquários de camarões ornamentais, como os Caridinas e Neocaridinas. Os Caridinas em geral, preferem um TDS em torno de 120 a 180 ppm, dependendo da espécie, enquanto que os Neocaridinas preferem algo entre 200 e 300 ppm. Sempre há exceções, então pesquise qual a melhor faixa de TDS para as espécies que você pretende criar.
Como medir o TDS?
A medição deste parâmetro é bem simples e rápida, feita por um aparelho chamado "medidor de TDS" ou "caneta TDS", que consiste basicamente de um dispositivo com um pequeno display LCD, cuja ponta você deve colocar na água a ser testada. O resultado aparece imediatamente no display, mas é recomendado aquardar cerca de 1 minuto para que o valor se estabilize. Veja uma foto de um modelo comum do aparelho:
Foto do aparelho durante a medição:
Como ajustar o valor do TDS?
Simples. Para reduzir, basta adicionar água deionizada (clique aqui para saber o que é água deionizada e clique aqui para saber como obtê-la). Para aumentar, basta adicionar os mineirais próprios para os animais que você está criando. Aí é pesquisar na internet qual o melhor produto.
Atenção!!! Como com qualquer parâmetro químico da água, mudanças bruscas podem ser fatais! Por isso, para alterar o TDS de aquários já povoados, não mude mais do que 20 ppm a cada dois dias. Se precisar fazer uma TPA durante o período, ajuste o TDS da água nova antes de usá-la para ficar igual ao da água do aquário.
O valor de TDS que vem na água da fonte que você usa em seus aquários
Uma confusão relativamente comum acontece quando a água que o aquarista usa nas montagens e TPAs já vem com um valor de TDS dentro da faixa considerada ideal para os animais que ele cria.
Isso NÃO quer dizer que tal água seja boa para tais animais!
Na verdade, é até pior a água já vir com um tds elevado. Por quê?
Porque, como eu disse antes, o TDS não indica quais susbtâncias estão presentes na água, por isso você não deve atentar para o valor numérico apenas. Se a sua água vem com um TDS acima de 60, o melhor é usar água deionizada e garantir que nenhuma substância que possa ser prejudicial aos animais criados acabe indo parar no aquário.
O valor de TDS da água do meu aquário aumenta com o passar dos dias, isso é normal?
Depende. Quando a água evapora, os mineirais continuam e sua concentração acaba aumentando, por isso o valor de TDS também aumenta. Mas se a evaporação foi pouca e o TDS aumentou acima de 30 ppm, isso pode indicar problemas. Talvez alguma substância que caiu na água, um pico de amônia, enfim, cabe ao aquarista verificar. Se tudo o mais está normal, faça pequenas TPAs semanais de 15 a 20% de água, repondo devagar com água deionizada até o TDS voltar para o valor ideal. Se mesmo assim ele voltar a subir bruscamente, talvez seja necessário remontar o aquário.
Por enquanto é só, pessoal! Espero que tenham gostado dessa dica e que ela seja útil para vocês!
Curta a nossa página: https://www.facebook.com/portaldoaquarismo/
Obrigado e até o próximo post!